Glossário - Letra A


Meninos Rabinos > Dicas > Glossário > Letra A

Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
[D]

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

Adenóides - Hipertrofia ou crescimento exagerado de certas formações linfáticas que existem na parte posterior do nariz. O mais significativo é a respiração pela boca, em consequência da obstrução nasal produzida pelas adenóides. As adenóides apresentam-se com mais frequência entre os 4 e os 7 anos.
   
Alexitimia - Alexitimia é uma marcante dificuldade para o uso apropriado da linguagem para expressar e descrever sentimentos, bem como a dificuldade para diferenciar com precisão as sensações corporais e uma impressionante capacidade para fantasias.
 
Amniocentese - "A amniocentese é o método utilizado quando é necessário colher líquido amniótico. Habitualmente, realiza-se entre as 13 e as 16 semanas de gravidez, sendo retirados 10-20 cc de líquido por picada abdominal sob controlo ecográfico. É um método pouco doloroso e com baixo risco de complicações (aborto espontâneo em cerca de 1% dos casos). No líquido encontram-se células de descamação do feto, onde é possível fazer vários tipos de análises: Estudo cromossómico, Estudos de genética molecular e Estudos bioquímicos." in ABC da Nova Pediatria
 

 

Anemia - "A anemia define-se como uma redução na concentração sanguínea da hemoglobina acompanhada, geralmente, por uma diminuição do número de glóbulos vermelhos." in ABC da Nova Pediatria
 
Angioma

- O síndroma de Von Hippel-Lindau, abreviadamente VHL, é um síndroma genético que, entre outras coisas, se caracteriza pelo crescimento anormal dos vasos sanguíneos em certas partes do corpo ricas em tais vasos. Tem uma incidência rara, afecta uma em cada 39.000 pessoas. 
Os vasos sanguíneos crescem normalmente, formando uma estrutura arbórea. Contudo, nas pessoas com VHL os capilares podem formar pequenos nódulos. Estes nódulos chamam-se angiomas ou hemangioblastomas.
Estes angiomas em si não representam grande perigo, mas podem ocasionar problemas ao seu redor. Por isto, devem ser acompanhados de perto por uma equipa médica.

   
Animismo - Animismo é a percepção de objectos inanimados como se tivessem vida, sentimentos e intenções. A percepção animista é fenómeno comum tanto às crianças como aos adultos, e depende, em sua origem, da sensibilidade de cada pessoa para as "propriedades fisionómicas" dos objectos e acontecimentos.
   
Anorexia - A Anorexia é uma perturbação marcada pela restrição alimentar. Nem sempre implica perda de apetite, podendo afirmar-se que se trata de uma recusa alimentar deliberada. As síndromas de anorexia mental, típicas do segundo semestre de vida e da adolescência, são complexas e multi-determinadas. A anorexia mental, na adolescência, normalmente feminina, comporta, para além do emagrecimento, a obsessão de engordar, com ausência de inquietação com o emagrecimento, hiperactividade e amenorreia. Os conflitos intra-familiares são muitas vezes frequentes nestes casos. Devido à sua gravidade, este quadro justifica uma acção terapêutica especializada.
   
Anóxia - Anóxia é a falta ou deficiência acentuada de oxigénio nos órgãos ou nos tecidos. Em recém-nascidos é ligada à insuficiência placentária, que pode ocorrer durante a gravidez, levando a um sofrimento fetal crónico, ou período perinatal, quando surge, agudamente, no momento do parto, levando a um sofrimento fetal agudo, com falta de oxigenação ao Sistema Nervoso Central ou outros centros vitais, levando a risco de vida e surgimento de paralisia Cerebral. Normalmente, no Acidente Vascular Cerebral (AVC) e no Infarto do Miocárdio, por exemplo, as lesões são causadas pela anóxia dos tecidos.
   
Ansiedade

- Apreensão, tensão, mal-estar causado por antecipação de perigo interno ou externo. A ansiedade é filha do medo. Antecipação de perigo real ou imaginário. Inclui tensão motora, hiperactividade do S.N.A. (Sistema Nervoso Autónomo), expectativa apreensiva, vigilância e até fantasias persecutórias. A ansiedade num grau patológico compromete a percepção da realidade e desencadeia conflitos a nível de relacionamentos interpessoais, principalmente os familiares.

A ansiedade pode ser fóbica (ligada à uma situação ou objecto. Insectos, por exemplo), ou flutuante livre (desligada de um objecto ou situação específica). Pode ser situacional breve, acompanhar-se de ataques de pânico (que têm sintomas físicos como palpitação ou dispnéia). Quando a ansiedade está ligada a sintomas ou sinais físicos ou causa medo de doença, denomina-se hipocondria.
 
Apgar (Índice) - "Este índice foi introduzido pela anestesista americana Virginia Apgar, em 1953. Desde então, tem constituído o modo mais útil para avaliar a adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina e orientar a sua reanimação. O Índice Apgar analisa 5 parâmetros: frequência cardíaca, respiração, tónus (força muscular), reactividade (reacção a estímulos) e cor. Todos eles são pontuados de 0 a 10, habitualmente ao 1º e 5º minuto de vida. (...) Apesar das suas limitações, o Índice Apgar é um elemento correntemente utilizado para avaliar a presença e a intensidade de um sofrimento fetal agudo." in ABC da Nova Pediatria
   
Apneia do sono - Pessoas que têm o transtorno conhecido como Apneia do Sono podem parar brevemente de respirar quando adormecidas, e têm vários despertares breves e repetidos ao longo da noite perturbados por essas crises. Este distúrbio associa-se frequentemente ao ressonar, que é a tradução sonora do estreitamento da via aérea durante a passagem do ar. A Apneia do Sono parece estar relacionada ao excesso de sonolência durante o dia, a depressão, a dor de cabeça, e o prejuízo da memória da demência. O quadro de Apneia do Sono está ainda relacionado a um aumento do risco de morte súbita.
 
Ascáris - Parasito Intestinal que existe no mundo inteiro. A sua frequência depende do grau de cultura das suas populações. Tem uma cor que varia entre o rosa sujo e o rosa pardo ou amarelado. O macho tem entre 15 a 17 centímetros de comprimento e três ou quatro milímetros de espessura. A fêmea chega a ter, às vezes, até 40 centímetros com um comprimento de 25 centímetros. A fêmea é muito prolífera, expulsa uma média de 200 mil ovos por dia.

 

[Topo]